quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A interação dos seres vivos com o ambiente

A interação dos seres vivos com o ambiente

No troca-troca de gases dos processos de fotossíntese e respiração, estabelece-se uma forma vital de interação entre os seres vivos e os elementos físicos do ambiente, em ciclos. A atmosfera é composta de vários tipos de gases.

O ciclo do gás carbônico

O gás carbônico é um deles representa uma parte pequena da atmosfera, menos de 1%. Esse é um dos elementos básicos para que produtores realizem a fotossíntese (produção de alimentos dos seres clorofilados). Nesse processo, as plantas (e algas unicelulares) liberam o gás oxigênio.

O ciclo do gás oxigênio 

O gás oxigênio é outro tipo de gás que compõe cerca de 20% do ar atmosférico (e que se encontra também dissolvido na água e presente no solo) e é absorvido pela maioria dos seres vivos no seu processo respiratório. No interior do organismo, participa de reações químicas que retiram energia do alimento e liberam o gás carbônico. 

O ciclo do nitrogênio 

O gás denominado nitrogênio é encontrado em maior quantidade na atmosfera (78% da composição da camada gasosa do planeta). Sabemos que também existe ar no solo. 

Alguns tipos de microorganismos (bactérias, que se desenvolvem no solo, e cianobactérias) utilizam parte do gás nitrogênio produzindo determinados tipos de sais encontrados no solo. 

Ao absorver a água do solo utilizada no processo de fotossíntese, a planta absorve junto os sais. Apesar de os sais não serem utilizados diretamente na fabricação da glicose, são importantes para outras funções da planta e sua constituição.

Os produtores (plantas e outros seres clorofilados) servem de alimento para muitos seres vivos. Dessa forma, o nitrogênio também faz parte da composição dos demais seres vivos.

Quando os decompositores agem sobre o organismo morto, separam os elementos que os compõem. Então, parte do nitrogênio volta para a atmosfera. 



A interação dos seres vivos entre si e com os elementos do ambiente possibilita o fluxo de energia e materiais, garantindo a dinâmica vital da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário