quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O solo

O solo, também chamado terra, tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, assim como o ar, a água, o fogo e o vento. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos e que sobre ele, na maioria das vezes, construímos as nossas casas. 

O solo é formado a partir da rocha (material duro que também conhecemos como pedra), através da participação dos elementos do clima (chuva, gelo, vento e temperatura), que com o tempo, e a ajuda dos organismos vivos (fungos, liquens e outros) vão transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, até transformá-la em um material mais ou menos solto e macio, também chamado de parte mineral. 


Observe a imagem abaixo: 



Podemos ver nesta imagem a rocha dura e lisa, e coberta por terra e vegetação. 
A fina camada que forma a superfície da Terra é composta por rochas duras, e essas rochas são cobertas por solo ou água. 


Rocha na praia 

A crosta terrestre possui várias camadas compostas por três tipos de rochas que são formadas por misturas de diferentes minerais. 

Logo que a rocha é alterada e é formado o material mais ou menos solto e macio, os seres vivos animais e vegetais, como insetos, minhocas, plantas e muitos outros, assim como o próprio homem, passam a ajudar no desenvolvimento do solo.

Eles atuam misturando a matéria orgânica (restos de vegetais e de animais mortos) com o material solto e macio em que se transformou a rocha. Esta mistura faz com que o material que veio do desgaste das rochas forneça alimentos a todas as plantas que vivem no nosso planeta.

Além disso os seres vivos quando morrem também vão sendo misturados com o material macio e solto, formando o verdadeiro solo. 

As rochas estão separadas em três diferentes grupos: 

Rochas Magmáticas ou ígneas: estas são originadas através materiais em estado de fusão que se solidificam por resfriamento, o granito que é usado para fazer pias e pisos é um exemplo desse tipo de rocha.
  
granito



Rochas Sedimentares: surgem nas zonas profundas da litosfera (crosta terrestre). Sua formação se dá a partir de processos físico-químicos que sofrem os agentes destrutivos. Ex. arenitos, calcário, e os cascalhos das beiras dos rios.
 
cascalhos


 
Rochas Metamórficas: Estas passam por mudanças e têm sua origem através das rochas magmáticas, das sedimentares e também das metamórficas. Tal transformação acontece pelo aumento da temperatura e ainda ocasiona a elevação da pressão
e o aumento de deslocamentos, o que resulta na fragmentação da rocha original. O mármore usado para fazer pias e pisos é um exemplo desse tipo de rocha.

mármore

Nenhum comentário:

Postar um comentário